05 fevereiro, 2014

.

'E mais fácil amar alguém parecido connosco? Acredito que sim. Sejam parecenças a nível físico ou nas atitudes, valores e traços de personalidades, o factor espelho funciona ao mesmo tempo como um catalisador e uma fronteira dentro da qual gostamos de nos ver. Faz sentido. E também faz sentido que o amor opere uma base egoísta e narcisica, pelo menos no inicio de uma historia amorosa, quando andamos a procura de alguém como nos, que nos entenda quando nos ouve, que nos ajude a querer ser melhores, que nos ponha num pedestal de dois lugares com amplas vistas para um futuro no qual tudo 'e possível.
Depois vem a parte mais difícil. A pose vai-se desfazendo com o tempo, ao mesmo ritmo que a convivência transforma em serotonina em conforto o que antes foi um risco e adrenalina. E então reparamos que o outro afinal tem um bocadinho de barriga, que ressona, que deixa sempre as meias no chão, que se esquece de fazer um favor que lhe pedimos, que nem todos os dias olha para nos com paixão. E' quando começamos a ver o outro como ele era antes de o conhecermos, uma pessoa autónoma, separada de nos . Em boa verdade sempre o foi, mas na fase do enamoramento entramos no delírio da fusão e toda a gente sabe que a paixão e' a mais dura das drogas e, consequentemente, a que nos rouba da realidade com mais eficácia. Parece que o LSD provoca alucionacaoes maravilhosas, mas a droga do amor também ja me pós a viajar pela galáxia com asas brancas algumas vezes, via láctea incluída, por isso aprendi a ter algum cuidado cada vez que me apetece levantar voo e dar a volta ao universo, qual ser alado e alienado na terra que piso. No entanto, aquilo que nos fez aproximar daquela pessoa e nos apaixonarmonos por ela, prevalece. Alegoria do espelho do Harry Potter e' a sabia e maravilhosa porque o espelho nos mostra aquilo que queremos ver. Da mesma forma que e' apenas normal virarmos a cara e as costas a imagens distorcidas de nos próprios e dos outros. Nesse caso, mais vale escolher com critério e ser rigoroso, não vá o diabo tece-las e, num momento de maior paixão, soltar uma nota dissonante a estragar o Ilídio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Já que passaste aqui podes sempre comentar :)

Incerta

A minha foto
Vivi iludida durante tanto tempo, julgando o que amor era feito de grandes arrebatamentos! Até o será, certamente, para os espíritos apaixonados. Mas tem de haver muito mais. Momentos perdidos no tempo não enchem os dias(..)Apaixonamo-nos por aquilo que não conhecemos e amamos aquilo que conhecemos(..)Quando duas pessoas foram tão próximas como nós e viveram essa proximidade de uma maneira única, aquilo a que tão raramente podemos chamar intimidade, há marcas que ficam para sempre na nossa memoria, sendo por isso inútil, e até ingénuo, tentar apaga-las… Tu vives em mim por tudo o que representaste de bom e que foste de mau.